sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Continuando a viagem

No próprio dia 12/12 segui rumo a Araguarí - MG
Saindo de Brasília pela BR 050 passando pela BR 040 até a cidade de Cristalina*, cidade dos cristais do estado de Goiás, novamente pela BR 050, passando por Campo Alegre de Goiás, Pires Belo e Catalão ainda do estado de GO.
Próxima parada em Araguarí, já no estado de MG, no dia 13/12 já estava em Uberlândia, onde fiquei hospedado por 03 dias.
Dia 15/12  segui rumo a Uberaba, neste mesmo dia, passei por Frutal já no estado de SP e depois pra Franca.
Dia 16/12 fui a Ribeirão Preto e claro que tomei um chopp no Pinguim antes de retornar a capital paulista no dia 17/12.

*Cristalina, GO
Cristalina é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2006 é de 40.900 habitantes
A história do município inicia-se com a expansão da mineração e a conseqüente penetração das bandeiras pelo interior da Colônia, no século XVIII. Por lá passaram, acharam cristal de rocha, mas não se interessaram pelo minério e deram à região o nome de Serra dos Cristais. Em 1879, da vizinha cidade de Paracatu-MG, vieram dois franceses, Etienne Lepesquier e Leon Laboissière, levando consigo amostras de cristal, as quais enviaram à França, lá vendendo por bom preço. O negócio foi lucrativo e eles se instalaram no local hoje chamado de Serra Velha, iniciando a exploração do garimpo na região. Para a região se dirigiram garimpeiro de todas as partes do Brasil e até do Mundo, nascendo o povoado de São Sebastião dos Cristais. Em 1916 a vila lá existente foi elevada a condição de Distrito de Santa Luzia de Goiás (hoje Luziânia), obtendo a autonomia no dia 18 de julho de 1916. Em 18 de julho de 1918 teve seu nome mudado de São Sebastião dos Cristais, para Cristalina.
Cristalina está a pouco mais de cem quilômetros de Brasília, e vale sua visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário